quinta-feira, 26 de março de 2009

QUEM SOMOS

A Empresa de Transportes Flores Ltda foi fundada em 1957, pelos primos Luiz de Andrade Flores e Mauro de Almeida Flores no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense - Estado do Rio de Janeiro. Em 1975, José Alves Lavouras assumiu o controle acionário tornando-a uma das maiores empresas do setor no país.

Atualmente a Flores opera nos municípios de São João de Meriti, Nilópolis, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Rio de Janeiro.

• Negócio Flores
Atender os requisitos de deslocamento da população mediante a oferta de viagens em transporte coletivo urbano.

• Identidade Estratégica
“Prestamos serviços em transportes coletivos de passageiros, oferecendo viagens que atendam as necessidades de deslocamento da população e que elevem continuamente a satisfação dos clientes, colaboradores e acionistas”.

Para realizar esta missão valorizamos o comprometimento, a integração, o profissionalismo, a disciplina e a honestidade que são traduzidas por manifestações de comportamento orientadas para apoiar às equipes no atendimento das necessidades das partes interessadas, praticando empatia com os clientes e sendo intolerante com o erro e com o retrabalho; para cada um fazer a sua parte sem perder a visão do todo, mas facilitando o trabalho em equipe e simplificando a solução dos problemas; para desenvolver as competências essenciais onde cada um sinta satisfação pelo trabalho realizado, pela superação das metas, pelo cumprimento das normas da empresa e pelo sentimento de fazer com qualidade tudo que é feito pela organização.

Cumprir estes princípios escolhidos para viabilizar o desempenho da empresa, respeitando a propriedade e o direito dos passageiros, Empregados, Acionistas, Fornecedores e Comunidade fazem parte da cultura organizacional que estamos desenvolvendo para garantir o crescimento e a prosperidade da Empresa de Transportes Flores.

• Localização
A sede da Empresa está situada na Avenida Automóvel Clube, 990, no município de São João de Meriti – Estado do Rio de Janeiro. A garagem ocupa um terreno de 56 mil m².


PERFIL

Porte das Instalações
A Flores pode ser considerada de médio porte no tocante a sua força de trabalho e faturamento, embora no âmbito regional esteja entre as maiores do Grande Rio, não só na quantidade de passageiros que transporta quanto no tamanho de sua frota.
A garagem, com 56.000m² de área construída, abriga atualmente 457 ônibus do tipo Mercedes Benz, funcionando 24 horas por dia para disponibilizar ao Processo de Operação a frota adequada às demandas existentes.

Principais Mercados

A baixada fluminense representa o seu maior mercado. Em seguida vem o mercado primário, representado pelo município de São João de Meriti.

Perfil da Força de Trabalho

A Flores possui um efetivo de 2224 colaboradores próprios, dos quais 49,1% têm até o 1º. Grau, 49,7 possui formação secundária e 1,2% são de nível universitário. Cerca de 15% dos colaboradores são sindicalizados junto ao Sindicato dos Rodoviários de Transportes de passageiros de Nova Iguaçu.

Requisitos Especiais de segurança

As atividades da Flores exigem um permanente controle quanto à presença nos efluentes líquidos de produtos químicos tais como: óleos lubrificantes, graxas, tintas, solventes entre outros. Além disso, a intervenção de recursos humanos na operação dos processos da Flores, demanda por parte da empresa especial atenção na avaliação e proteção quanto aos riscos aos quais estão expostos seus colaboradores e demais pessoas, destacando-se os riscos químicos, físicos e ergométricos, controlados por EPI'S e EPC'S e procedimentos específicos.

Principais Equipamentos e Instalações

  • Área de descarte de produtos sólidos, segmentada por tipo de produto;
  • 2 subestações de energia elétrica 13 KV / 562,5 KVA;
  • 1 gerador de 490 KVA / 220 V;
  • Um depósito de coleta de óleos lubrificantes usados com capacidade de armazenamento de 10.000 litros;
  • 6 caixas d'água com capacidade total de armazenamento de 581.000 litros;
  • Estação de reciclagem de água com capacidade de tratar 300.000 litros/dia;
  • Sistema gerador de vapor (caldeira) com produção de 30 kg vapor / hora;
  • Sistema automático de lavagem de ônibus com capacidade de lavagem de um ônibus/minuto;
  • Sistema de limpeza manual do interior do veículo com capacidade de limpeza de um ônibus a cada 3 minutos;
  • Sistema de manutenção preventiva com capacidade média de 12 ônibus por dia;
  • Cabine de pintura para ônibus;
  • Sistema integrado de informação (informática) operado por meio de Banco de Dados (ORACLE);
  • Restaurante industrial com capacidade para 800 refeições/dia;
  • Padaria própria para confecção de pães e bolos;
  • Área de lazer, constituída de quiosques e quadras esportivas.

Principais Tecnologias

  • O emprego de tecnologia de ponta no desenvolvimento e operação de Banco de Dados (ORACLE);
  • A Flores utiliza tecnologia de gestão com base num sistema integrado de gestão;
  • Balanceamento e alinhamento mecatrônico a laser;
  • Tratamento de superfície com exaustão em cortina d'água;
  • Tecnologia de treinamento com base em certificação de habilidade;
  • Gerenciamento da operação com base em tecnologia de Gestão de Unidades de Negócios e Células de Produção;
  • Sistema de Bilhetagem Eletrônica equipado em toda a frota de veículos;

Tecnologia Hardware de informática apoiada em equipamentos IBM, modelo RISC F50 com capacidade de 90GB de disco, sendo 2 com tecnologia SSA e 6 EXCUSE - 1.512 GB de memória RAM e ambiente de rede TCP-IP.


PROCESSOS DE GESTÃO

Visando tornar a empresa cada vez mais flexível e com níveis crescentes de empoderamento, a Flores foi organizada através de unidades de negócio e de resultado e estruturada por processos.

Processo Produtivo: que compreende a operação da frota tendo como produto à realização de viagem, estruturado a partir do planejamento, controle e realizações das viagens, sendo gerenciadas por unidade de negócios (melhoria / inovação) e Unidade de Gerenciamento Básico;

Processo administrativo: Processo de apoio cuja missão é suprir recursos sistêmicos para gerenciamento: da informação, recursos humanos, administração de pessoal, saúde ocupacional e segurança, compras e gestão contábil e financeira;

Processo de manutenção: visa disponibilizar a frota à operação e se apóia nos programas de manutenção preventiva e corretiva. É parte também deste processo, o plano de manutenção dos ativos da empresa (prédios, máquinas, instalações, etc.).

OBS: Vale destacar, que embora a Qualidade e a Comunicação sejam tratadas como processos, os mesmos permeiam a empresa como um todo e por essa razão estão presentes em cada um dos processos supracitados.


FORMAS DE RELACIONAMENTO / PARCERIAS

A Flores mantêm uma forte parceria com seus fornecedores cujos principais são:

  • Texaco do Brasil única fornecedora de combustível há mais de 30 anos;
  • Unimed Cooperativa de Trabalho Médico Ltda é fornecedora exclusiva de planos de saúde, aos colaboradores e seus dependentes;
  • Cozibela empresa especializada em produção de refeições;
  • Miriam Minas Rio Automóveis e Máquinas, concessionária Mercedes Benz, fornecedora de chassis e peças.

O conjunto de fornecedores e parcerias sumariado neste contexto é responsável pelo suprimento de quase 80% dos insumos necessários do processamento empresarial.


RESPONSABILIDADE SOCIAL & MEIO AMBIENTE

A Flores não mede esforços para realizar da melhor forma possível sua missão social. Novas tecnologias, instalações e processos são incorporados, tendo por objetivo a realização desse fim. O balanço social como elemento das estratégias de negócio foi introduzido na empresa a partir de 1998.
Através do balanço social a empresa divulga os investimentos que faz não só para a melhoria do ambiente de trabalho, mas de toda comunidade em que está inserida demonstrando de tal forma a sua contribuição social.

Projeto Arte em Movimento

Lançado em abril de 2007 o “Projeto Arte em Movimento” tem como objetivo apresentar pequenas peças teatrais (esquetes) durante as viagens ou em pontos estratégicos, para de forma lúdica, conscientizar as pessoas quanto à prevenção de acidentes ao viajar de ônibus. Uma das premissas do projeto é envolver artistas da comunidade, de forma a aumentar as parcerias e construir relacionamentos com as pessoas.


Semana Nacional de Trânsito

Aproveitando o calendário oficial estabelecido pelo Governo Federal, a Flores desenvolve diversas atividades junto ao seu público interno e externo e a sociedade em geral. A cada ano é adotado um slogan para reforçar as ações preventivas propostas pela comissão organizadora. As campanhas são idealizadas de modo a transmitir mensagens bem humoradas e criativas.
Nas ruas, colaboradores desenvolvem a “Blitz Educativa”, com a distribuição de folhetos e a exibição de uma faixa educativa, na ocasião procura-se os locais de maior movimentação de carros e pessoas para acessar o maior número de participantes.
Para os jovens que gostam de sair à noite, é realizada a campanha “Madrugada Viva”, que tem a finalidade de conscientizar os jovens sobre o consumo abusivo de álcool, nesta oportunidade e distribuído o folder “Quem bebe não dirige”.


Creche Maria Alves Lavouras

Inaugurada em 1992 a Creche Maria Alves Lavouras é mantida por meio de uma parceria com a prefeitura municipal de São João de Meriti, A creche nesta época atendia a 100 crianças, atualmente atende a 150, com idades entre dois e seis anos, oferecendo educação, alimentação e saúde.


Campanha Natal +

Em 2007 os colaboradores arrecadaram 5.360 quilos de alimentos, 4.924 peças de roupa, 1.422 brinquedos, 374 pares de sapato e 671 itens diversos, como produtos de higiene e limpeza. Os donativos foram entregues por grupos de voluntários formados pelos próprios colaboradores a 21 instituições filantrópicas, entre creches, orfanatos, asilos e Ong's. Os dados que constam são os de 2006.


Programa de Portas Abertas

O Programa de Portas Abertas foi implantado em 1997, com a finalidade de apresentar o sistema de gestão da empresa aos diversos públicos de seu interesse. No início pequenos grupos de pessoas visitavam as instalações e recebiam as informações dos processos internos, com o aumento do interesse de diversos segmentos da sociedade ampliou-se o escopo do projeto passando a receber dois grupos de visitantes por mês, entre estes visitantes estão (membros da comunidade, clientes, colaboradores e seus familiares, empresários, estudantes, universitários e busólogos).


A admiração e satisfação com o programa de visitas e as peculiaridades encontradas nas diversas áreas são expressas ao final da visita, em questionário de avaliação onde temas como a organização da empresa, a receptividade das pessoas e o ambiente físico são os mais citados.

Dia das Crianças

A festa do dia das crianças é uma tradição da empresa, desde 1992, o parque de diversões Play-City recebe no mês de outubro crianças que se divertem a valer, com direito a cachorro-quente e refrigerante, dados estatísticos mostram que em 1992 nós recebíamos 2.000 crianças, atualmente participam 4.000.


Mc Dia Feliz

A Flores participa ativamente da campanha “Mc dia feliz”, da rede de lanchonetes McDonald’s, que destina parte das vendas do sanduíche Big Mac ao tratamento de crianças com câncer, a empresa compra tickets para sortear entre seus colaboradores (desde 1990).

Selo ABRINQ

A Fundação Abrinq, no dia 29 de agosto de 2000, conferiu a Flores, o selo Empresa Amiga da Criança e a cada ano através da apresentação dos projetos direcionados ao público infantil a empresa renova sua participação.


Projeto Cuide-se

Este projeto foi iniciado em maio de 2000 pelo Jornal O Dia, cujo objetivo é levar aos alunos e professores da rede pública, informações sobre bem-estar físico e mental, preparando cidadãos saudáveis. Este projeto teve a adesão da empresa, que cuida do transporte dos alunos.

Projeto O Dia nos museus

Este projeto foi iniciado em março de 2000 pelo Jornal O Dia, cujo objetivo é levar estudantes das escolas da rede pública municipal a um primeiro contato com os acervos dos museus de nosso Estado. Este projeto teve a adesão da empresa, que cuida do transporte dos alunos.

Adoção da Praça JAL

A Flores adotou uma Praça no Município de São João de Meriti cujo nome foi dado em homenagem ao seu líder já falecido José Alves Lavouras.


Atuação organizada para a preservação do ambiente

A Flores assume que a preservação do meio ambiente faz parte de sua estratégia de curto, médio e longo prazo, de modo a estabelecer uma responsabilidade corporativa e sistemática quanto aos processos produtivos no contexto de desenvolvimento sustentável. A seguir são apresentadas as ações desenvolvidas para cumprir o seu papel junto à sociedade.

Combustível

O cuidado com o combustível começa no transporte: um caminhão tanque de propriedade da empresa transporta em média de 1.68 milhões de litros de óleo diesel por mês. Esse combustível é acondicionado em um complexo de tanques na garagem dotado com equipamentos de segurança para minimizar possíveis acidentes com vazamento de combustível. Após processo de centrifugação e dupla filtragem o diesel está em condições ideais para o consumo, livre de impurezas e menos poluente. O diesel adquirido é chamado de metropolitano, menos poluente em relação a outros existentes no mercado.


Projeto Economizar

Desenvolvido em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Nova Iguaçu (Setranspani), Fetranspor e o Ministério de Minas e Energia visa à redução da poluição atmosférica. Um veículo equipado com opacímetro visita a empresa e testa por amostragem parte da frota emitindo um laudo para os veículos que apresentam os gases da combustão fora do padrão adotados pelos órgãos ambientais.

Estes veículos são enviados a Manutenção Corretiva para regulagem de componentes do motor.

Medição da Fumaça Negra

Pró ativamente a Flores contratou em 2001 a “White Smoke” com o objetivo de medir a emissão de fumaça negra em toda a sua frota, utilizando para este fim o opacímetro. A seqüência de medição e acompanhamento permitiu a empresa obter índices de 100% nos últimos meses dentro dos padrões ambientais.

Óleo lubrificante usado

O cuidado com o combustível se repete com o óleo lubrificante, que também é estocado em tanque na garagem da empresa. Depois de utilizado nos ônibus, o lubrificante é acondicionado para posterior recolhimento por firmas credenciadas pela FEEMA (órgão fiscalizador do meio ambiente no Estado).

Tratamento de águas pluviais

Algumas soluções simples ajudam a minimizar o impacto ambiental de algumas substâncias utilizadas na lavagem dos veículos, como o uso de detergentes biodegradáveis, de lavadoras de alta pressão e de superaspiradores. Para tratar os resíduos de poluentes, como graxas, óleos e areia, na água e no chão das oficinas, a rede de águas pluviais da empresa desemboca em caixas separadoras, antes que os resíduos líquidos e sólidos sejam lançados na rede pública. Regularmente uma firma licenciada pela Feema faz o recolhimento desses resíduos e providencia o descarte adequado através de manifesto de resíduos

Tratamento de esgoto

Assim como as águas pluviais, o esgoto proveniente de banheiros, lavabos, vestiários e restaurantes da empresa passa por tratamento em caixas separadoras sendo direcionado para fossas sépticas. O resíduo gerado também é recolhido por empresas credenciadas.

Cabine de Pintura de Veículos

A pintura de ônibus, caminhões e outros veículos da frota são realizados em cabine de pintura. Inaugurada em abril de 2000, O processo começa com exaustores, capazes de renovar o ar dentro da cabine numa média de 20 vezes por hora. O ar aspirado passa por filtros ou por um salpico de água, para reter as partículas de tinta. O resíduo gerado é então recolhido por uma firma licenciada pela FEEMA para o descarte adequado.

Reciclagem de papel/papelão

Desde 1998 a Flores tem enviado para reciclagem 1,4 toneladas de papel e papelão por mês. Para facilitar a captação do material reciclável foram colocadas caixas em todas as salas do Processo Administrativo. Os papeis recolhidos são triturados, prensados e embalados tornando economicamente viável o projeto.

Estação de Reciclagem de Água

A estação de reciclagem de água foi inaugurada em 2005 com a finalidade de reciclar a água utilizada no processo de lavagem da frota e aproveitar a água da chuva. A capacidade de reciclagem é de 300.000 litros (diariamente) e a cisterna comporta 480.000 litros. Atualmente 90% da água consumida pela empresa é reciclada evitando a captação de água de poços artesianos ou de órgãos públicos.


Além das ações apresentadas, a empresa investe em treinamento para sua força de trabalho contribuindo para o aumento da conscientização ecológica, neste quesito são destacados:

O módulo de Condução Econômica tem a finalidade de capacitar os profissionais de transporte, para a execução de uma operação racional, visando não só a economia de combustível, como também conforto dos passageiros e a redução do custo com manutenção.

O módulo de Meio Ambiente tem a finalidade de apresentar os conceitos básicos de meio ambiente e os impactos ambientais provocados pelo exercício da atividade da empresa.

Os investimentos sociais na comunidade incluem ainda:

  • Realizações de obras e manutenção de bens e logradouros públicos;
  • Doações de viagens especiais às escolas, igrejas, associações e prefeituras;
  • Doações de cestas básicas às instituições comunitárias;
  • Palestras educativas promovidas em eventos realizados na empresa;
  • Concursos educativos realizados. Em eventos na empresa junto às escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Qualidade

A idéia de qualidade está presente em quase todas as manifestações humanas ou, em outras palavras, quer dizer que qualidade é assunto de gente.
Aqui na Flores, a qualidade está presente em tudo que se faz. A abordagem é sistêmica e focada na satisfação dos clientes e outras partes interessadas mediante o atendimento de suas necessidades, expectativas, preferências, desejos e exigências.

O processo de gestão da qualidade teve inicio com a implantação do programa 5S como estratégia de construção de um ambiente prazeroso de trabalho, onde as pessoas tenham orgulho de trabalhar e sintam vontade em participar do processo organizado de melhoria contínua do desempenho da empresa.

O cotidiano da empresa é marcado pelo uso das mais modernas ferramentas da qualidade para garantir que a qualidade esteja presente em tudo que fazemos para atender os requisitos dos clientes e melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão. Este é nosso compromisso e representa a essência da política da qualidade.

A prática destes princípios e a determinação em melhorar sempre têm contribuído para um serviço cada vez mais seguro e satisfatório, como demonstram as nossas pesquisas de satisfação do público externo e os prêmios de excelência conquistados.



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